Lojista
Entre em contato com nossos
canais de vendas:
0800 14 5737
Se preferir:
Orçamento online
X
Consumidor Final
Entre em contato com nosso
SAC para indicações de lojas:
0800 707 3703
Ou acesse:
Lojas Virtuais*
*Sites de terceiros não são de nossa responsabilidade
5 coisas que você deve saber sobre seu travesseiro

Quem não gosta de chegar em casa, tomar um banho relaxante e poder dormir com sossego, sem acordar várias vezes a noite? Dormir bem é ótimo para a saúde física e mental. Mas você sabia que o travesseiro desempenha um papel importante nas noites de sono? Ele é fundamental para manter a coluna alinhada ao tronco de forma confortável.

Mais do que proporcionar uma boa noite de sono, ele é elemento importante para se ter uma boa qualidade de vida. Além disso, ao preencher completamente o espaço entre a cabeça e o colchão, o travesseiro ideal evita dores nas costas e musculares ao despertar. Por isso, invista em um travesseiro adequado para o seu biotipo e postura escolhida para o sono.

Mas será que você sabe tudo sobre travesseiros? “Quando trocar?”, “Posso lavar?”, “Secar ao sol?”. Muitas vezes não sabemos o que é mito ou verdade, mas não se preocupe, suas dúvidas serão esclarecidas. Listamos 5 coisas que você deve saber sobre seu travesseiro. Confira!

 

Travesseiros podem causar ou agravar crises alérgicas

Travesseiros são os enconderijos prediletos dos ácaros, que se alimentam do suor e demais secreções (saliva, lágrima, coriza, cerume e pelo morta) que eliminamos durante a noite, enquanto dormimos. Junto com fungos e bactérias, os ácaros podem causar conjuntivite, eczema, sensação de peito fechado, espirros, tosse, coceira, corrimento e até mesmo asma, principalmente em pessoas já alérgicas.

Mesmo um travesseiro com tratamento antiácaro, depois de um certo tempo de uso, terá sobre suas células internas um grande acúmulo de dejetos, o que diminui a sua eficiência antimicrobiana. Por isso é imprescindível conservá-lo e higienizá-lo periodicamente.

 

Travesseiros devem ser higienizados

Nem todos os travesseiros podem ser lavados com água. Travesseiros são feitos de materiais fofos e porosos, que acumulam grande quantidade de água ao lavar. Se ele não puder ser secado completamente, a lavagem poderá danificar o produto.

Por isso, é muito importante verificar na etiqueta de conservação se o seu modelo pode ser lavado e fazer a higienização correta a cada 6 meses. Além disso, é importante levar o travesseiro à uma lavanderia especializada, que possua equipamento de alta centrifugação, capaz de garantir a sua completa secagem.

 

Travesseiros devem ser ventilados

Essa ventilação faz-se ainda mais importante nos casos dos travesseiros não laváveis.

Deve-se afofar e ventilá-lo diariamente, sempre sob luz indireta e nunca diretamente ao sol, para que toda a umidade e secreções retidas durante a noite possam ser eliminadas. Apesar de ser um ótimo agente de sanitização, o sol higienizará a superfície do travesseiro, porém aumentará a sua temperatura interna, favorecendo a proliferação de ácaros. Além disso, os raios ultravioletas podem oxidar a espuma, deixando-a amarela e ressacada.

Também não é aconselhável deixar o travesseiro debaixo de colchas e cobre leitos ou guardá-los dentro de armários ou locais fechados imediatamente após o seu uso. Faça a ventilação e somente então guarde-o, para protegê-lo de poeiras e da poluição.

 

Travesseiros tem data de validade

Já vimos que o travesseiro acumula, com o tempo, substâncias que ajudam na proliferação dos ácaros, fungos e bactérias.

Segundo pesquisas, com 6 meses de uso, um travesseiro contém mais de 300 mil ácaros e após 2 anos, 25% de seu peso pode ser composto por microorganismos, pele morta e dejetos. Além disso, o travesseiro vai perdendo, naturalmente, a sua sustentação, o que influencia diretamente na qualidade do sono. Por isso, não deixe de trocar seu travesseiro.

Por esse motivo e por mais difícil que seja o desapego, especialistas recomendam a troca do travesseiro a cada 2 anos!

 

Capa adicional garante maior durabilidade aos travesseiros

Além da fronha normal é indicado utilizar uma outra capa para o travesseiro. Por serem produzidas com material impermeável, ajudam a conter a umidade e outros dejetos que podem afetar o travesseiro, protegendo-os dos ácaros e aumentando a sua vida útil.

Mas lembre que mesmo utilizando a capa, é necessário higienizar o travesseiro com a mesma frequência. E lembre-se de lavar a capa protetora também, junto com a troca da fronha.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conhecer os mitos do sono que podem afetar a qualidade do seu descanso!

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade