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O Carnaval, para muitos foliões, representa dias e dias de diversão, exageros, ingestão regular de bebidas alcoólicas, desgaste físico e noites mal dormidas. Isso tudo, certamente, compromete o bom equilíbrio do organismo e a saúde do sono, já que, o indivíduo acaba saindo de sua habitual rotina.

A privação do sono nesta época é um dos alertas feitos pela especialista, já que, na ausência de um repouso adequado, o corpo não produz os hormônios necessários para o bom funcionamento do organismo.
“Em curto prazo esta privação pode causar dores no corpo, cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. E em longo prazo, falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória”, explica a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi.
 
Portanto, para minimizar alguns problemas, Renata recomenda dicas essenciais capazes de proporcionar o repouso necessário que o corpo e a mente precisam. Confira abaixo:

Dormir bem é fundamental
O corpo fica totalmente desajustado no carnaval e dormir bem vai ajudá-lo a descansar e recarregar as energias. Oito horas de sono todos os dias, aliadas ao uso de um travesseiro adequado ao seu biótipo e postura correta ao dormir, garantem um repouso revigorante;

Hidrate-se
Reponha as vitaminas e os minerais que o organismo precisa bebendo bastante líquido e aumentando o consumo de frutas e vegetais.  A melancia, o mamão, o kiwi, o abacaxi, as folhas verdes, o leite, os sucos de frutas e a água de coco são excelentes opções para inserir no cardápio, pois contêm grandes quantidades de água em sua composição;

Utilize o travesseiro correto
Mais do uma boa noite de sono, o travesseiro é responsável pela saúde do corpo, pois alinha a coluna cervical com o tronco, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos. O uso do travesseiro em altura e suporte apropriados, de forma a preencher completamente o espaço entre a cabeça e o colchão, faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, permitindo com que a pessoa se levante bem disposta e sem dores no corpo no dia seguinte, além de não comprometer a qualidade de vida do indivíduo, ao longo do tempo;

Bebida Alcoólica
Mantenha a moderação intercalando a bebida com água. Isso ajuda a diluir a concentração de álcool no sangue. Além disso, tente evitar o consumo do álcool uma hora e meia a duas horas antes de ir dormir. Ao contrário do que muitos pensam, a bebida alcoólica não relaxa. Após alguns goles, ela pode afrouxar as estruturas da região da faringe, comprometendo a respiração. E o resultado é o ressonar, que prejudica as fases do sono.

Relaxe
Para evitar dores no corpo no dia seguinte e manter-se relaxado, faça alguns movimentos tranquilos de alongamento durante a noite (porém sempre até 3 ou 4 horas antes de se deitar). Ao liberar a adrenalina, o exercício físico aquece e relaxa a musculatura, evitando lesões, dores musculares e problemas ortopédicos;

Silêncio e ambiente escuro
Na hora de dormir, para que haja um descanso completo do corpo e da mente é necessário silêncio e concentração, portanto, fuja de barulhos. Além disso, mantenha sempre as luzes apagadas, pois na claridade a produção de melatonina e cortisol é interrompida, causando sensação de cansaço pela manhã.

Diversão e responsabilidade
Vale lembrar que os exageros são perigosos e que o corpo precisa recuperar as energias, para que, no dia seguinte, as pessoas se mantenham dispostas e, sobretudo, com a saúde em dia. Sendo assim, a melhor receita para curtir a folia, é se divertir com sensatez, respeitando sempre, os limites do corpo.

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