Lojista
Entre em contato com nossos
canais de vendas:
0800 14 5737
Se preferir:
Orçamento online
X
Consumidor Final
Entre em contato com nosso
SAC para indicações de lojas:
0800 707 3703
Ou acesse:
Lojas Virtuais*
*Sites de terceiros não são de nossa responsabilidade
DORMIR MAIS NO FINAL DE SEMANA RECUPERA AS NOITES PERDIDAS?

Para melhorar a qualidade do repouso, mudar hábitos do sono é mais eficaz do que ficar mais tempo na cama no sábado e domingo

Qual é a prioridade que você dá para o seu sono? Em meio a uma rotina cada vez mais corrida e cheia de tarefas, as pessoas podem trocar as horas de repouso para trabalhar um pouco mais, estudar ou até mesmo para o lazer, afinal, que mal pode fazer assistir só mais um episódio da sua série favorita? Dados levantados pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN), com o apoio do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), revelaram que cerca de 60% das pessoas dormem menos do que o recomendado no Brasil.

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, o ideal é que um jovem adulto durma de 7 a 8 horas por dia. “O sono faz parte do ritmo biológico de cada pessoa. Um repouso insuficiente atrapalha a reparação adequada do organismo e prejudica a curto e a longo prazo o bem-estar das pessoas”, explica.

De acordo com a especialista a privação de sono afeta de forma negativa a saúde do corpo e da mente. “A curto prazo, ela pode causar problemas cognitivos, mau humor, cansaço e acentua a produção de cortisol, um dos hormônios relacionados ao estresse”, explica.

Dormir pouco também aumenta o risco de doenças, porque o sistema imunológico precisa de descanso para responder às ameaças com eficiência. Em longo prazo, a obesidade, o diabetes e a hipertensão também podem ser desencadeadas pela falta de um sono adequado.

Dormir mais no final de semana compensa o sono perdido?

Uma pesquisa encomendada pela Royal Philips revelou que 52% dos brasileiros dizem recuperar o sono perdido durante o final de semana. Porém essa não é uma solução adequada para esse problema das horas perdidas. “É durante o repouso que o organismo realiza o processo de regeneração celular, realiza a produção de alguns hormônios e restaura as energias essenciais para o funcionamento do corpo e da mente. Pessoas que não dormem o suficiente podem apresentar sintomas de fadiga, falta de atenção e irritabilidade já no dia seguinte”, destaca Renata.

O estudo realizado pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, reforça esse ponto. Pesquisadores sugerem que usar o final de semana não é uma estratégia eficaz para prevenir a desregulação metabólica e mudanças no relógio biológico, causadas pelas poucas horas de sono. Além de não impedir o ganho de peso e reduzir a sensibilidade à insulina.

A melhor solução para o problema

Em geral, são hábitos inadequados e situações especificas que levam a redução do tempo dormindo. A higiene do sono é um excelente caminho para melhorar a qualidade do repouso, sem a necessidade de dormir mais nos finais de semana. “O termo consiste na organização ou mudança de alguns comportamentos para melhorar o descanso. Cuidados como escolher um ambiente adequado, silencioso, arejado e escuro, evitar o uso de celulares e tablets na cama, não fazer refeições pesadas e se alimentar até 2 horas antes de repousar, até mesmo, definir um horário regular para ir dormir, são exemplos que podem ser seguidos”, explica a consultora.

“É indispensável também utilizar travesseiros e colchões adequados para manter a disciplina postural.  O travesseiro deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, em um ângulo de 90º no pescoço, mantendo a coluna cervical e lombar sempre alinhadas. O recomendado é dormir de lado com as pernas semiflexionadas com um travesseiro baixinho entre elas para evitar a rotação da coluna e os atritos entre os joelhos e os tornozelos”, orienta a consultora da Duoflex.

Sobre a Duoflex

Empresa 100% nacional e referência mundial em tecnologia do sono, a Duoflex está presente há mais 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, voltados para a saúde e o bem-estar de seus usuários. Lançou, com exclusividade no Brasil, a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros de látex natural, extraído da seringueira. Dentre os diversos modelos, desenvolveu e patenteou o mais avançado sistema de molas em travesseiros, o Spring Case, que garante conforto e sustentação ideais para o sono. Criou também o inovador travesseiro Altura Regulável, o original e refrescante GELFLEX NASA e o recém lançado travesseiro BEAUTY FACE, que ameniza a formação de rugas durante o sono, reforçando assim sua imagem como empresa inovadora. Site: www.duoflex.com.br

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade