Lojista
Entre em contato com nossos
canais de vendas:
0800 14 5737
Se preferir:
Orçamento online
X
Consumidor Final
Entre em contato com nosso
SAC para indicações de lojas:
0800 707 3703
Ou acesse:
Lojas Virtuais*
*Sites de terceiros não são de nossa responsabilidade
Lanchinho no meio da noite - Conheça a síndrome alimentar noturna

Síndrome prejudica o sono e pode alterar o comportamento 

 

A cena parece ser bastante normal: um indivíduo acordando no meio da madrugada para “assaltar a geladeira”. Sim, parece. Mas, no caso de pessoas com a Síndrome Alimentar Noturna (SAN), não é bem assim. Descrita na década de 50 pelo psiquiatra americano Albert Stunkard, a SAN é um transtorno alimentar que se caracteriza pelo excesso de fome noturna (hiperfagia), levando a um consumo alto de calorias neste período, ausência de fome pela manhã, e os problemas de sono.

 

Indivíduos com este distúrbio apresentam compulsão noturna em pequenos períodos de tempo e ingerem mais de 50% do consumo diário antes de dormir e durante a madrugada. Além disso, algumas pessoas ainda correm riscos cortando alimentos, ligando o fogão ou, até mesmo, comendo comida crua. No Brasil, ainda não há estudos sobre a SAN, porém, o distúrbio já afeta 1,5% da população americana, crescendo bastante entre os obesos.

 

O principal problema da Síndrome Alimentar Noturna está relacionado ao aumento de peso e às suas consequências, dentre elas, pressão alta, diabetes e alteração de colesterol. Outro problema é a alteração do sono, pois há a necessidade de despertar no meio da noite para se alimentar. Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, os indivíduos com a SAN apresentam também perda de apetite pela manhã, tem problema de insônia e sono fragmentado, levantando-se uma ou mais vezes da cama durante a noite. “A SAN é um distúrbio do sono chamado de parassonia, ou seja, comportamento anormal que ocorre durante o sono e na transição entre sono e vigília, que se enquadra na classificação de sonambulismo”, explica.

 

Ainda não se sabe, porém, quais os fatores que desencadeiam a SAN. Entretanto, tudo indica que se deve a um desequilíbrio em alguns fatores de regulação no ritmo circadiano, que é o equilíbrio que ocorre no organismo, com influência na digestão, no estado de vigília e sono, renovação das células, controle da temperatura do organismo, além de todos os ajustes que são necessários em nosso corpo. “Estudos apontam que a síndrome implica em alterações no equilíbrio dos ciclos dos hormônios, dentre eles, a melatonina (responsável pela regulação do sono), o cortisol (hormônio relacionado ao estresse crônico), a leptina (hormônio do tecido adiposo), além de outros”, destaca Renata.

 

Existem várias opções de tratamento para a Síndrome Alimentar Noturna. Entre elas, acompanhamento comportamental com psicoterapia, mudanças de hábitos de vida, e, em alguns casos, necessidade do uso de medicação. “A principal medida preventiva, entretanto, é a boa alimentação, sempre observando os horários e os alimentos adequados para cada refeição”, finaliza a consultora.

 

Sobre a Duoflex

Empresa 100% nacional e referência mundial em tecnologia do sono, a Duoflex está presente há mais 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, voltados para a saúde e bem-estar de seus usuários. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros de látex natural, extraído da seringueiraDentre os diversos modelos, desenvolveu e patenteou o mais avançado sistema de molas em travesseiros, o Spring Case, que garante o conforto e sustentação ideal para o sono, criou também o inovador travesseiro Altura Regulável e o original e refrescante travesseiro GELFLEX NASA, alcançando sucesso absoluto e reforçando sua imagem como empresa inovadora. Site: www.duoflex.com.br

 

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade