Lojista
Entre em contato com nossos
canais de vendas:
0800 14 5737
Se preferir:
Orçamento online
X
Consumidor Final
Entre em contato com nosso
SAC para indicações de lojas:
0800 707 3703
Ou acesse:
Lojas Virtuais*
*Sites de terceiros não são de nossa responsabilidade
Não descuide do seu travesseiro no litoral

Época de férias, perspectivas de um período de muitas atividades relaxantes, encontro com os amigos e muita diversão. Mas e aquele travesseiro que ficou na casa de praia no último verão? Será que ele ainda está em condições de garantir noites de sono saudável durante o período de estadia?

Com o imóvel no litoral geralmente fica fechado durante toda a baixa temporada, a atenção deve ser intensificada, já que a umidade e a maresia da região podem comprometer a conservação de móveis e objetos, principalmente dos travesseiros, colchões e lençóis. Para combater alguns invasores indesejáveis, como ácaros, fungos e bactérias, é imprescindível algumas medidas simples para evitar doenças e alergias que podem comprometer a saúde durante as férias.

De acordo com Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, os travesseiros são considerados os “esconderijos” perfeitos para esses micro-organismos. “O ácaro é o principal agente de substâncias causadoras de alergias numa casa, se proliferando nas camas, colchões e travesseiros, já que, o grau de umidade e presença de materiais orgânicos nestes ambientes é favorável para sua reprodução”.

A especialista acrescenta que esses micro-organismos são poluentes biológicos e agridem ainda mais as pessoas alérgicas, colaborando para um sono de má qualidade. “São eles os possíveis causadores de conjuntivite, eczema, sensação de peito fechado à noite, espirros, coceira nas mãos ou face, corrimento ou bloqueio e até mesmo asma”, explica.

Veja dicas de conservação e limpeza para uso do travesseiro no litoral:

Dê preferência aos travesseiros com proteção antimicrobiana.

Com o uso, o travesseiro acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções da cabeça, além de perfumes, tinturas e cosméticos. Todo esse material orgânico se encontra em ambiente ideal de proliferação biológica. Com seis meses de uso o travesseiro já contém cerca de 300 mil ácaros e, após dois anos, até 25% do seu peso é formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes. É importante destacar que tudo isto pode ser minimizado com o uso de travesseiros com tratamento antiácaros.

Não se deite sobre o travesseiro com os cabelos úmidos ou molhados

Dormir com a cabeça molhada faz com que essa umidade seja transferida para o travesseiro, tornando-o um ambiente ainda mais propício à proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

Higienize seu travesseiro a cada seis meses

Como nem todos os travesseiros são laváveis, fique atento às especificações do produto antes de molhar ou, até mesmo, entregar o travesseiro para lavanderia. O processo de lavagem nem sempre é indicado, principalmente quando não podemos garantir a secagem completa.

Mantenha seu travesseiro guardado em local arejado e ventilado

Evite guardá-lo dentro de armários ou sob colchas ou lençóis. Os travesseiros devem permanecer em cima das camas ou em armários abertos para receber ventilação. O colchão também deve permanecer sem forro plástico. É aconselhável que uma pessoa de confiança abra as portas e janelas da casa durante o dia para que o quarto e as outras dependências do imóvel recebam ar fresco.

Não exponha seu travesseiro ao sol

Ao contrário do que se imagina, o aquecimento em seu interior eleva a temperatura e causa o aumento acentuado da proliferação de ácaros, fungos e bactérias, além de acelerar a pulverização das fezes e cadáveres de ácaros, elementos altamente alergênicos. Além disso, a radiação ultravioleta oxida a superfície do material do travesseiro, deixando-a amarelada.

Prazo de validade

Pouca gente se dá conta que os travesseiros têm prazo de validade. Sua vida útil é, em média, de cinco anos, mas, é recomendado que a troca seja feita a cada dois anos, pois a prolongação do uso pode ser uma grande fonte de contaminação por microorganismos.

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade