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No próximo domingo, 23 de novembro, 77.128 candidatos participarão da primeira fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Este ano, a instituição oferecerá 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos. E a temporada de exames não para por aí. A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) também selecionará estudantes para as 11.057 vagas da Universidade de São Paulo (USP) e para as 120 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A primeira fase da prova será realizada no dia 30 de novembro. 

Com a proximidade dos exames, a tendência é de que muitos candidatos deixem de dormir ou reduzam o seu tempo de sono para estudar mais. Essa atitude pode, no entanto, ter efeito contrário ao esperado, uma vez que a privação do sono pode prejudicar o processo de aprendizagem e, consequentemente, o desempenho na prova. Em contrapartida, quem dorme mais tempo ou apresenta um sono de melhor qualidade pode atingir um resultado no processo de aprendizagem quase três vezes melhor do que quem dorme menos.

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, o sono regula funções importantes do organismo e tem um papel essencial na manutenção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos. “Ao contrário do que muitos imaginam o cérebro não descansa enquanto dormimos. É durante o sono que consolidamos a aprendizagem que tivemos durante o dia e a retemos na memória”, ressalta.

A privação do sono, além de prejudicar o processo de aprendizagem, ainda provoca cansaço, irritação, falhas de memória, dificuldade de raciocínio e concentração, alteração de humor e estresse no dia seguinte. Por isso, é importante que os estudantes sigam uma disciplinada rotina, em que as boas horas de sono estejam dentro do planejamento, juntamente com a prática de hábitos saudáveis, principalmente no que tange à alimentação. “Uma boa dica é utilizar travesseiros com altura e suporte apropriados ao biótipo de cada um e que favoreçam uma boa postura ao dormir. Com o corpo confortável e relaxado, a pessoa poderá obter um sono mais rápido e mais profundo e isso tende a tornar a aprendizagem do dia mais eficaz”, aconselha Renata.

Evitar os cochilos rotineiros à tarde, depois do almoço, nos períodos que antecedem ao exame é um passo importante nesta jornada. Mesmo porque, algumas provas, como a da Fuvest e da Unicamp, são realizadas no período vespertino. Sendo assim, se o seu organismo está acostumado a relaxar na hora em que é mais cobrado, o seu desempenho e a sua capacidade de se concentrar serão altamente prejudicados durante as provas.

Confira abaixo com a especialista, algumas dicas para ter êxito nas provas:

•         Procure ir para a cama com a mente relaxada e sempre no mesmo horário. Não use o período da noite para estudar um pouco mais ou terminar determinada matéria. O cansaço extra não compensa;
•         É durante o sono que a memória é organizada e consolidada. Enquanto dormimos nosso cérebro continua trabalhando, ou seja, tudo que fizemos durante o dia, é guardado. Se por acaso, a noite não for bem dormida, essas informações novas podem não ser armazenadas completamente;
•         Refeições próximas ao horário de dormir podem provocar refluxo e atrapalhar o sono. Além disso, quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono. Alguns alimentos ajudam a relaxar, entre eles: alface, maçã, pepino, salsão e alimentos ricos em triptofano, como leite, iogurte desnatado, banana, abacate, lentilha, legumes, mel e outros;
•         Deite de lado. Esta é a posição mais indicada para o sono, já que mantém a coluna sempre alinhada com o tronco, melhora a circulação sanguínea e facilita os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. Utilize um travesseiro em altura que se encaixe perfeitamente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. Já existem no mercado os modelos que podem ser facilmente adaptados para cada biótipo, como os travesseiros de Altura Regulável;
•         Antes de dormir evite tomar café, refrigerantes a base de cola, chá preto ou chá mate. Estes alimentos contêm cafeína e prejudicam o sono. Para se ter uma ideia, o tempo médio de permanência da cafeína no organismo é de oito horas;
•         Tome um banho morno antes de dormir. Além de tirar todas as impurezas do corpo, acumuladas durante o dia, ajuda a refrescar e principalmente, a relaxar;
•         Uma boa noite de sono exige um ambiente arejado. Para isso, durma em locais bem ventilados e em ambientes escuros. Foi comprovado cientificamente que a luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que, quando dormimos na claridade, as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, causando uma sensação de cansaço pela manhã.

Sobre a Duoflex
Empresa 100% nacional, a Duoflex está presente há mais de 20 anos no mercado. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros Natural Látex e a única a produzir os travesseiros de Altura Regulável.

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