X
Se você é lojista
Entre em contato com os nossos canais de venda
0800 14 5737
Se você é consumidor final
Entre em contato com nosso SAC para indicações
0800 707 3703
*Compras efetuadas em sites de terceiros
não são de nossa responsabilidade

Fala a verdade, uma das melhores coisas da vida é ter um boa noite de sono, não é mesmo? Relaxa, revigora, traz renovação, isso tudo além daquela sensação deliciosa de estar confortável na sua cama, fechando os olhos e se desligando do mundo.

Certo, mas não é só para nos dar esses pequenos prazeres que uma boa noite de sono serve. Estabelecer uma rotina e se atentar a qualidade do seu sono é essencial para a sua saúde. Se por um lado, noites bem dormidas podem trazer vários benefícios, por outro, dormir mal podem causar impactos negativos a sua saúde e bem-estar.

O que é uma rotina saudável de sono?

Estabelecer uma rotina saudável para o seu sono trata-se de buscar dormir a quantidade de horas necessárias. O tempo varia de pessoa para pessoa, mas para um indivíduo adulto essa variação é de 7 a 9 horas. Todavia, mais importante do que as horas dormidas, é a qualidade do sono. É acordar no dia seguinte com a sensação de que realmente descansou.

Uma dica de ouro para garantir noites confortáveis e bem dormidas é escolher um travesseiro que se adeque a você, confira conforto e esteja de acordo com o seu biótipo, para garantir o alinhamento postural e, consequentemente, a saúde da sua coluna. Escolher um bom colchão também é essencial.

Além disso, estabelecer o horário de dormir e acordar também gera benefícios para a sua saúde, pois o corpo passa a trabalhar como um “reloginho” e entende o momento de desligar e o momento de despertar. Isso torna seus dias mais ativos e as noites mais tranquilas.

Para que vocês entendam um pouquinho mais sobre a importância de dormir bem, listamos 6 benefícios de estabelecer uma rotina saudável para o seu sono. São eles:

1. Previne doenças e fortalece o sistema imunológico

Tenho certeza que muitas pessoas nem imaginam os impactos do sono para a saúde. A privação do sono reduz algumas células de defesa do nosso corpo nos tornando mais suscetíveis a infecções, além de favorecer o aparecimento de algumas doenças, tais como:

· Doenças cardíacas: Pesquisadores afirmam, que rotinas de sono desreguladas e noites mal dormidas, podem causar desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo. Com isso, aumentam as chances de desenvolver doenças do coração.

· Diabetes: A diminuição da liberação de hormônios relacionados ao controle de glicose no sangue eleva a sua quantidade, o que pode desencadear um estado pré-diabético ou até mesmo ao diabetes.

· Hipertensão: Noites mal dormidas causam aumento na pressão sanguínea, e com o tempo pode desencadear a hipertensão.

· Obesidade: Dormir pouco desregula o metabolismo, além de reduzir a produção de leptina, o hormônio da saciedade, acarretando no aumento de ingestão de alimentos.

· Depressão e ansiedade: Para a mente estar equilibrada, o seu corpo deve estar em equilíbrio. O desequilíbrio na produção de hormônios (como o cortisol), podem desencadear quadros de depressão e ansiedade.

Esses são só alguns dos problemas de saúde que você poderá ter se não entender a importância de incluir uma rotina de sono saudável para as suas noites. Dormindo bem, você evita doenças e melhora consideravelmente sua qualidade de vida.

2. Fortalece a memória

O sono possui fases, e dentre elas, existe um momento durante o seu sono que o cérebro irá processar as informações que você obteve no seu dia. É nesse momento que o cérebro “filtra” essas informações, e armazena aquilo que é importante.

Pessoas que dormem mal, podem apresentar falhas na memória, como esquecer de acontecimentos e informações recentes.

3. Aumenta a produtividade

Quando você descansa adequadamente, a tendência é que ao acordar, se sinta revigorado. Com o seu corpo totalmente descansado, você se sentirá com muito mais energia. Dessa forma, tanto o corpo, como a mente tendem a ser mais produtivos.

Isso poderá ser sentido até na sua capacidade de concentração, uma pessoa cansada não tem foco e apresenta dificuldade em processar dados. Afinal, não teve um momento para esvaziar a mente, relaxar e se preparar para receber novas informações.

Portanto, se você trabalha demais e dorme pouco, saiba que a sua produtividade pode estar em baixa. Valorizando o momento de descansar, você trabalha menos tempo e produz mais.

4. Melhora o humor

Mau humor, irritação e falta de ânimo podem ser sintomas de noites mal dormidas. Essa privação de sono pode inibir a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, calma e relaxamento. A privação do sono também faz com que o corpo entre em alerta e apresente sinais de cansaço e desgaste.

Portanto, dê a devida atenção para a sua saúde e bem-estar, atente-se para a qualidade do seu sono e entenda que não somos máquinas programadas para funcionar 24h por dia. Dormir, descansar e se desligar de tudo é uma necessidade do nosso corpo e da nossa mente. Valorize hábitos saudáveis e atente-se aos detalhes que podem tornar a sua vida muito mais próspera e feliz.

5. Deixa a pele mais bonita

Então quer dizer que o sono da beleza existe mesmo? Existe sim!

Noites bem dormidas, além de te deixar com aspecto mais saudável, pois evita aquelas indesejadas olheiras e a palidez, também melhora a saúde da sua pele. Uma boa rotina de sono, mantém o cortisol regulado, o que ajuda a evitar o estresse e aparecimento de rugas.

Outro fator importante, é que durante o sono, o corpo realiza a produção e liberação de hormônios (como o GH), que é responsável pela renovação celular, sendo assim, benéfico para manter a pele jovem e prevenir a flacidez muscular.

6. Melhora o desempenho físico

Para inicio de conversa, uma noite que te permite o descanso pleno, possibilita um dia com muito mais energia, bom humor e disposição para encarar os desafios. Além disso, a produção de GH gera melhorias na performance física.

Durante o sono, também produzimos a leptina, o hormônio que controla a nossa sensação de saciedade, e como já sabemos, quando nos alimentamos de forma equilibrada, estamos nutrindo um corpo saudável e com mais disposição.

Se você tem insônia, procure maneiras de solucionar esse problema, sono é um assunto sério e está diretamente relacionado a sua saúde. Cuide-se, desejamos a você ótimas noites de sono e dias cheios de energia, bem-estar e felicidade.

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados