Lojista
Entre em contato com nossos
canais de vendas:
0800 14 5737
Se preferir:
Orçamento online
X
Consumidor Final
Entre em contato com nosso
SAC para indicações de lojas:
0800 707 3703
Ou acesse:
Lojas Virtuais*
*Sites de terceiros não são de nossa responsabilidade
COMO MANTER A TEMPERATURA DO QUARTO AGRADÁVEL NO CALOR?
  1. No calor, como manter a temperatura do quarto agradável?

Algumas atitudes simples podem ajudar a controlar a temperatura no quarto e deixá-lo mais agradável na hora de dormir nos dias quentes. Os cuidados com a iluminação e até a ventilação do ambiente durante o dia cooperam para deixar o quarto em uma boa temperatura para o repouso.

Começando pela iluminação, além de mais econômicas, as lâmpadas de LED e fluorescentes são excelentes aliados para o quarto no verão, por não produzirem calor como as incandescentes. Se o sol bater diretamente no quarto durante o dia, deixe as cortinas fechadas e abra somente durante a noite. Escolha cortinas brancas ou mais claras, que impedem a absorção do calor.

Evite o use de tecidos pesados no quarto, como tapetes e edredons mais grossos. Escolha lençóis brancos e de algodão, pois os tecidos sintéticos nem sempre são as melhores opções para o contato direto com o nosso corpo.

Manter o local limpo e organizado também deixará o quarto mais ventilado e fresco.

O ar-condicionado e o ventilador também podem ser utilizados, mas existem formas adequadas de utilizá-los. O ventilador, por exemplo, será mais útil direcionado para a janela aberta. O papel dele é fazer ventilar o ar no quarto e expulsar o ar quente do ambiente.

  1. Ligar o ar-condicionado é uma boa pedida? Pode ser prejudicial por conta da umidade, por que? Como driblar e esse problema?

O ar-condicionado pode ser um grande aliado em noites muito quentes, quando utilizado de forma correta. Direcionar direto para a cama ou para o corpo não é a melhor forma, escolha sempre direcionar para outro canto do quarto. De acordo com a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), a temperatura ideal para manter no aparelho é de 23 °C. 

É sempre importante também estar atento com a manutenção do aparelho e a troca dos filtros. Quando o equipamento está em dia, ajuda a manter a temperatura agradável e a umidade normal.

O uso inadequado do ar-condicionado pode ressecar o ar, deixando a pessoa mais vulnerável aos vírus e bactérias e potencializando alergias e outras doenças respiratórias. Para fugir desse problema é possível utilizar um balde de água para umidificar o ambiente, além de se hidratar bem durante o dia.

  1.  E o ventilador?

O ventilador é um excelente parceiro para fugir das noites quentes. A posição ideal para colocá-lo é direcionado para a janela e não diretamente para a pessoa. O papel do ventilador é expulsar e eliminar o ar quente do quarto. 

  1. Para quem acorda no meio da noite de tanto calor, como conseguir se refrescar? O que fazer para voltar a dormir?

Um banho morno pode ajudar nesse caso, mas evite o banho frio. Além disso, deixar pelo menos um pouco da janela aberta para ventilar o ar vai ajudar a esfriar o ambiente.

  1. Para quem tem dificuldade de pegar no sono, como fazer para que o calor não seja mais um obstáculo?

Usar roupas leves e fresquinhas, lençóis de algodão e linho que esquentam menos, deixar o ambiente arejado para circular o ar, fazer refeições leves e manter o corpo bem hidratado são práticas que ajudam a dormir melhor. Escolha os travesseiros de látex natural, por serem mais frescos, superventilados e laváveis, além de possuir uma capa externa com zíper 100% algodão.

  1. Os truques da vovó, de colocar uma toalha molhada no quarto e outros métodos funcionam? Em caso positivo, cite alguns deles.

Alguns truques ajudam sim. O balde de água e as toalhas molhadas ajudam a diminuir o ar seco no quarto e evitar problemas respiratórios. Ainda mais para quem está utilizando ar condicionado.

  1. Tomar um banho antes de dormir ajuda? Por que?

A água gelada pode parecer tentadora em dias quentes, porém o efeito de um banho muito frio trará resultados opostos ao que se espera. Isso porque na tentativa de manter os 36°, o corpo aumentará a sua própria temperatura. A ducha levemente morna, além de aliviar a tensão, evitará esse efeito rebote.

  1. Qual tipo de lençol é o mais recomendado? E a roupa eleita para dormir?

Já na escolha dos lençóis e dos pijamas opte por tecidos de algodão ou linho. Elas são as melhores opções, pois facilitam a transpiração.

  1. Outras dicas também são muuuito bem-vindas!

Não deixe o quarto totalmente fechado. Uma brecha na janela já é o suficiente para fazer o ar circular.

Fazer exercícios físicos ou ficar no celular são exemplos simples de atividades que, quando feitas perto do momento de deitar, tornam-se inimigas do bom repouso. Eles mantêm o metabolismo e o cérebro ativados, enquanto deveriam relaxar.

A falta de um horário regular para dormir e acordar também pode atrapalhar o sono. Então criar e manter uma rotina é eficiente para dormir tranquilamente sem deixar de fazer todas as tarefas diárias. O corpo também se habitua aos horários, o que facilita o processo de adormecer também no verão.

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade