Lojista
Entre em contato com nossos
canais de vendas:
0800 14 5737
Se preferir:
Orçamento online
X
Consumidor Final
Entre em contato com nosso
SAC para indicações de lojas:
0800 707 3703
Ou acesse:
Lojas Virtuais*
*Sites de terceiros não são de nossa responsabilidade
DISTÚRBIOS DO SONO: QUAIS OS TIPOS MAIS COMUNS?

Quem nunca teve uma noite de sono mal dormida e, no dia seguinte, acordou indisposto e com sonolência excessiva? Essas sensações podem desestabilizar o organismo e prejudicar as tarefas ao longo do dia. Privar-se do sono, independentemente do motivo, é algo que merece atenção, podendo causar sérias consequências à saúde.

Mas, o que fazer para garantir um sono de qualidade? Medidas simples como cuidar da postura durante o sono, utilizar o travesseiro correto, ingerir alimentos leves antes de dormir e manter o ambiente fresco e ventilado podem auxiliar na conquista do sono perfeito. Contudo, se nada disso der certo e a dificuldade para dormir persistir, então é hora de buscar a ajuda de um especialista, pois a pessoa pode estar sofrendo de algum distúrbio do sono.

De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, a frequência de uma má noite de descanso pode significar a presença de transtornos que atrapalham o sono e, consequentemente, o bem-estar durante o dia. “Dormir mal ocasiona mudanças no metabolismo e deixa o organismo predisposto a uma série de doenças”, alerta.

Confira abaixo os tipos mais comuns de distúrbios do sono:

INSÔNIA
A insônia é caracterizada pela dificuldade para dormir ou pelo despertar durante a noite seguido de dificuldade para retomar o sono. Por conta de uma noite mal dormida, no dia seguinte os indivíduos tendem a sentir cansaço diurno, irritação, problemas de concentração, entre outros sintomas. Segundo Renata, a insônia tem muitas causas e algumas podem estar relacionadas à ansiedade, depressão, uso de medicamentos em longo prazo, consumo excessivo de bebida alcoólica ou, até mesmo, associada a outros distúrbios do sono.

RONCO E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS)
A apneia é definida como a interrupção da respiração, podendo levar à queda de oxigênio no sangue e a despertares ao longo da noite. Geralmente, as pausas respiratórias duram pouco mais de 10 segundos e são consideradas anormais quando ultrapassam a frequência de cinco segundos por hora de sono. A AOS pode ser provocada por alterações anatômicas e pela diminuição de atividade dos músculos dilatadores da faringe. A obesidade é um dos fatores que agrava o quadro do distúrbio por conta do estreitamento das vias respiratórias superiores. Dentre os sintomas mais frequentes da apneia estão o ronco alto e a hipersonolência diurna. “A má postura ao dormir pode ocasionar o que chamamos de ronco posicional. Para casos iniciais, a mudança de posição pode ser suficiente, já que a reeducação postural possibilita que o indivíduo durma na posição correta –  de lado. O resultado é muito melhor quando associado ao uso de travesseiros que facilitam o descanso na posição adequada”, ressalta Renata.

BRUXISMO
O ato de ranger ou apertar os dentes durante o período de sono é chamado de bruxismo. As causas desse distúrbio ainda não foram completamente definidas pela medicina, mas é possível que estejam relacionadas à ansiedade e estresse, ou apenas ao alinhamento dos dentes, por exemplo. Durante o bruxismo, a força realizada sobre a musculatura mastigatória e os dentes é excessiva, ocasionando dor facial, desconforto muscular ao morder, dores de cabeça, desgaste dos dentes e danos à gengiva. Um sinal comum é o desgaste do esmalte dos dentes. Por este motivo, o bruxismo é geralmente diagnosticado por dentistas.

SONAMBULISMO
Esse distúrbio do sono ocorre normalmente na infância e é caracterizado pelo ato de falar, sentar ou andar pelo quarto, ou outros ambientes da casa. De acordo com a consultora, algumas medidas de segurança podem ser necessárias, a fim de evitar acidentes de maior gravidade com a criança ou o adulto. Normalmente, o sonambulismo desaparece com o passar dos anos, no entanto, caso os episódios se tornem contínuos e acentuados é importante buscar ajuda médica.
 

Sobre a Duoflex
Empresa 100% nacional e referência mundial em tecnologia do sono, a Duoflex está presente há mais 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, voltados para a saúde e o bem-estar de seus usuários. Lançou, com exclusividade no Brasil, a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros de látex natural, extraído da seringueira. Dentre os diversos modelos, desenvolveu e patenteou o mais avançado sistema de molas em travesseiros, o Spring Case, que garante conforto e sustentação ideais para o sono. Criou também o inovador travesseiro Altura Regulável e o original e refrescante travesseiro GELFLEX NASA, alcançando sucesso absoluto e reforçando sua imagem como empresa inovadora. Site: www.duoflex.com.br

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade