Lojista
Entre em contato com nossos
canais de vendas:
0800 14 5737
Se preferir:
Orçamento online
X
Consumidor Final
Entre em contato com nosso
SAC para indicações de lojas:
0800 707 3703
Ou acesse:
Lojas Virtuais*
*Sites de terceiros não são de nossa responsabilidade
DORMIR APÓS O ALMOÇO FAZ BEM À SAÚDE

A famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), hábito típico da cultura espanhola e também italiana, pode fazer bem a saúde, melhorar o rendimento no trabalho e nos estudos. O sono possui efeitos reparadores e isso influencia na renovação cerebral.
A rotina agitada dos grandes centros faz com que a população acabe dormindo menos que o necessário durante a noite e isso acaba revertendo em cansaço e sonolência excessiva durante o dia, inclusive no período do trabalho. Neste caso, o sono do meio dia é sempre bem-vindo.  As pessoas costumam sentir sono após o almoço, pois é o período em que o corpo está “relaxado” e o cérebro está trabalhando com maior lentidão, já que durante a digestão parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, moderando a capacidade de sangue em outras áreas como o cérebro e os músculos.
Para muitos o cochilo de poucos minutos já é mais do que suficiente para repor as energias e melhorar o desempenho no restante do dia. Em pesquisa recente feita na faculdade norte-americana de Allegheny College, psicólogos e neurocientistas concluíram que poucos minutos de sono durante o pós-almoço traz benefícios na recuperação cardiovascular.
Temos durante o sono quatro fases que são ultrapassadas de acordo com o relaxamento do corpo. A fase inicial, ou etapa 1 e 2 é quando o individuo ainda está em vigília ou com o sono bem levinho. Já na fase três, o processo acaba sendo mais demorado, embora seja neste período que o corpo encontre seu relaxamento por completo, o que implica a ele chegar na fase final que é quando o sono se torna profundo e todas as energias são repostas por completo.
Porém, é preciso aletar que o sono é importante, desde que não exceda a um determinado tempo. O ideal é que se descanse no período de 30 minutos no caso de adultos e no máximo 2 horas no caso das crianças, já que ultrapassando esse tempo você irá sofrer com a falta de sono noturno e, consequentemente, sofrerá com um resultado inverso.


No trabalho é bom ficar atento
Tirar aquela soneca após o almoço não faz mal a ninguém,  mas quando se trata do horário de trabalho, é bom ficar de antena ligada. Quando os cochilos passam a ser constantes no dia-a-dia, isso pode ser um indício de que  algo está errado. Embora uma sonolência passageira logo após o almoço possa estar ligada ao processo digestivo, a melhor medida talvez seja a busca por um diagnóstico mais preciso, feito por um profissional especializado (médico).

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade