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O sono da beleza da mulher

O sono da beleza realmente existe?

Pessoas mais descansadas têm aparência mais atraente, o que significa que o sono de beleza, realmente, funciona. Na falta de um repouso adequado, o corpo produz hormônios associados ao estresse. Em decorrência disso, as funções do organismo se alteram, provocando vasoconstrição, ou seja, palidez e cansaço. Dormir menos do que o necessário deixa a pele sem brilho e com aumento dos vincos. As olheiras acentuam e, em longo prazo, o indivíduo apresenta uma expressão de cansaço crônico. A tendência à obesidade também pode ser desencadeada pela falta de sono.


Porque ele é chamado assim?

A adoção de hábitos saudáveis deve ser constante na vida do indivíduo. Algumas atitudes fazem com que a pessoa fique ainda mais bonita, como a manutenção de uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, a ingestão regular de líquidos, e, sobretudo, as boas noites de sono. Estudos já comprovaram que indivíduos mais descansados têm aparência mais atraente, o que significa que o sono de beleza não é um mito.

Quais os reais benefícios desse “sono” para a mulher? E o que pode acontecer de ruim, caso ele não aconteça ou a mulher não o pratique?

Enquanto dormimos, substâncias importantes são liberadas em nosso corpo. As duas principais são o Hormônio do Crescimento (GH), responsável pelo não envelhecimento celular e liberado, principalmente, nas fases mais profundas do sono, e o Cortisol, hormônio do estresse ligado à formação de radicais livres, responsável pelo humor e pela boa disposição. Da mesma forma, é durante o sono que ocorre o repouso da musculatura da face, colaborando para uma aparência muito mais saudável.
Os efeitos de um sono de má qualidade fazem com que a mulher apresente um rosto inchado, pois, os vasos sanguíneos congestionam e dificultam a oxigenação, causando também as indesejáveis olheiras; os olhos ficam secos e irritados, provocando ardência e vermelhidão; há também a diminuição significativa da transmissão dos sinais que o cérebro envia para os músculos, comprometendo sua tonificação; e a desregulagem em relação a produção de proteínas que controlam o sono, o que pode levar a um cochilo involuntário.

Existe um tempo desse sono, é um cochilo, ou uma noite bem dormida? É correto afirmar que mulher que tem esse sono, realmente fica mais bonita?

Para que a aparência e a saúde não sejam afetadas, recomenda-se uma noite de sono de, pelo menos, sete a oito horas. Entretanto, há pessoas que apresentam necessidades diferentes, os que dormem pouco e se satisfazem com apenas seis horas de sono; os que precisam de dez horas ou mais; e os que necessitam do tempo recomendado pelos especialistas, de sete ou oito horas. Vale lembrar que um bom sono não é feito só de quantidade de horas dormidas, mas, da qualidade, ou seja, do grau de relaxamento que o indivíduo atinge. Segundo pesquisas, o hábito do cochilo, de cerca de 20 ou 30 minutos, pode ter um efeito reparador para quem dorme pouco, por exemplo.

Existe algum ritual ou um passo-a-passo a seguir, que facilita esse sono? Esse sono é só para mulher ou homens também podem praticar e ter os mesmos benefícios?

O descanso do corpo e da mente contribui para um aspecto saudável, o que deixa o indivíduo mais bonito e disposto, independente do gênero. A adoção de hábitos simples é indispensável para uma boa aparência e, claro, para a saúde do organismo. Os primeiros passos são:
- O ajuste do relógio biológico. Procure acordar e dormir sempre no mesmo horário, num ambiente arejado, calmo e tranquilo;
- Fique atento ao travesseiro escolhido e à postura correta a dormir. O ideal é utilizar é utilizar um travesseiro que complete exatamente o espaço compreendido entre a cabeça e o colchão (formando um ângulo de 90 graus no pescoço), alinhando assim toda a coluna com o tronco. Isso facilita a circulação sanguínea e permite com que os estímulos elétricos sejam perfeitamente enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo;
- Faça refeições leves antes de dormir, mas, o necessário para que o seu organismo se sinta satisfeito. Comidas pesadas devem ser descartadas;
- Realize exercícios físicos regularmente. Isso diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono. O ideal é que a prática de atividades físicas seja realizada, pelo menos, quatro horas antes de dormir. Os exercícios causam uma grande descarga de adrenalina, que podem comprometer o relaxamento do corpo e da mente;
- Apague as luzes. Foi comprovado cientificamente que para uma noite de sono plena é necessário que o ambiente esteja escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e prejudica na produção hormonal, já que, quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.

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