Lojista
Entre em contato com nossos
canais de vendas:
0800 14 5737
Se preferir:
Orçamento online
X
Consumidor Final
Entre em contato com nosso
SAC para indicações de lojas:
0800 707 3703
Ou acesse:
Lojas Virtuais*
*Sites de terceiros não são de nossa responsabilidade
Os Efeitos do Chocolate na Qualidade do Sono

A Páscoa é uma das épocas mais esperadas do ano, principalmente pelos amantes de chocolate. É difícil resistir à tentação de se deliciar com os diversos tipos e sabores de ovos de chocolate que enchem as prateleiras dos supermercados. Mas será que esse consumo exagerado pode fazer mal para o sono e para a saúde em geral?

A resposta é sim, se não houver moderação. O chocolate é um alimento rico em cafeína, uma substância estimulante que pode interferir na qualidade e na quantidade do sono. A quantidade de cafeína varia de acordo com o tipo de chocolate: quanto mais amargo, mais cafeína. Por exemplo, 450 gramas de chocolate meio amargo contêm 30 miligramas de cafeína, o equivalente a uma xícara de chá instantâneo. Já 450 gramas de chocolate ao leite contêm 15 miligramas, e 450 gramas de chocolate branco contêm apenas 3 miligramas.

A cafeína tem efeitos positivos e negativos no organismo, dependendo da dose e do horário de ingestão. Em doses moderadas, ela pode melhorar o desempenho físico e mental, aumentar a concentração e a atenção, e combater a sonolência. Em doses elevadas, ela pode causar sintomas que prejudicam o sono, como ansiedade, nervosismo, irritabilidade, insônia, tremores musculares e taquicardia.

Segundo um estudo da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dos Estados Unidos, o efeito da cafeína presente em uma barra de chocolate pode durar de três a quatro horas no corpo, podendo chegar a 12 horas dependendo do metabolismo de cada pessoa. Por isso, para evitar que o chocolate atrapalhe o seu sono, o ideal é consumi-lo pelo menos três horas antes de ir para a cama e não exceder a quantidade recomendada.

Mas qual é a quantidade recomendada de chocolate por dia? De acordo com especialistas, 50 gramas de chocolate por dia são suficientes para aproveitar os benefícios do alimento sem comprometer a saúde. O chocolate, além de ser saboroso, tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antidepressivas, pois estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar e do relaxamento. O chocolate meio amargo é o mais indicado para uma alimentação saudável, pois tem menos açúcar e mais cacau, que é a fonte de todos esses benefícios.

Portanto, nesta Páscoa, lembre-se de consumir o chocolate com moderação e de escolher o tipo mais adequado para o seu paladar e para a sua saúde. E o mais importante, fique longe das guloseimas, no mínimo, três ou quatro horas antes de dormir.  Este é o tempo necessário para que a cafeína, contida no chocolate, não prejudique a qualidade do seu descanso.

 

Sobre a Duoflex

Empresa 100% nacional e referência mundial em tecnologia do sono, a Duoflex está presente há mais 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, voltados para a saúde e bem-estar de seus usuários. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros de látex natural, extraído da seringueira. Dentre os diversos modelos, desenvolveu e patenteou o mais avançado sistema de molas em travesseiros, o Spring Case, que garante o conforto e sustentação ideal para o sono, criou também o inovador travesseiro Altura Regulável e o original e refrescante travesseiro GELFLEX NASA, alcançando sucesso absoluto e reforçando sua imagem como empresa inovadora. Site: www.duoflex.com.br

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade