X
Se você é lojista
Entre em contato com os nossos canais de venda
0800 14 5737
Se você é consumidor final
Entre em contato com nosso SAC para indicações
0800 707 3703
*Compras efetuadas em sites de terceiros
não são de nossa responsabilidade

Todos nós possuímos um relógio biológico interno, que sofre influência de acordo com a variação da luz. Mais precisamente, pelo nascer e o pôr do sol. É por isso que dormimos à noite. Mas os "relógios" de algumas pessoas são mais atrasados do que outros. Se por um lado, indivíduos diurnos tendem a despertar cedo e se esforçam para ficar acordados até tarde, os noturnos são o oposto, acordam mais tarde e ficam acordados até altas horas da noite.

A dificuldade de muitas pessoas é se habituar ao horário comercial (geralmente das de 9h às 17h) com o despertador tocando cedo, horas antes de seu corpo estar preparado.

Se você é uma dessas pessoas que tem dificuldade em pular cedo da cama, saiba que mudando pequenos hábitos, é possível ajustar o seu relógio biológico e transformar a qualidade do seu sono, possibilitando dias mais enérgicos e saudáveis.

São simples atitudes diárias que, de acordo com pesquisadores, diminuem o desânimo, o nível de estresse, e até doenças como a depressão, e por consequência, melhora a qualidade de vida.

Estabeleça uma rotina para o sono

Estabeleça um horário regular para ir para a cama e esforce-se para acordar no mesmo horário, todos os dias. Nosso ritmo circadiano precisa de uma rotina para funcionar bem, já que se adequa a horários regulares para dormir e acordar. Depois de uma semana inteira indo dormir às 23h e acordando às 8h, por exemplo, o corpo começará a se sentir cansado por volta da hora de ir para a cama, e você passará a se sentir mais revigorado nas manhãs seguintes.

Mantenha uma média de 6 a 8 horas de sono diariamente. Evite tirar cochilos depois das 16h e tente ir para cama cada vez mais cedo que o habitual (aos poucos e de forma gradativa). Assim, com o passar do tempo, seu corpo se acostumará e passará naturalmente a despertar mais cedo também.

Deixe o ambiente preparado

Prepare um ambiente para que aquele soninho gostoso comece a surgir. Deixar o ambiente silencioso e bem escurinho é uma estratégia perfeita para que seu corpo consiga entrar em um sono profundo e restaurador. Portanto, luzes baixas e nada de eletrônicos nos minutos que antecedem a hora de dormir. O excesso de iluminação passa a mensagem de que cérebro precisa permanecer alerta, comprometendo a qualidade do descanso e o despertar no dia seguinte.

Aposte num bom colchão e travesseiro

Uma dica de ouro para garantir noites confortáveis e bem dormidas é escolher um travesseiro que se adeque a você, confira conforto e esteja de acordo com o seu biótipo, para garantir o alinhamento postural e, consequentemente, a saúde do seu sono. Escolher um bom colchão também é essencial para que você durma bem e acorde com mais facilidade e disposição pela manhã.

Não use a função “soneca”

Usar a função soneca pode causar uma confusão mental no seu cérebro: É ou não é hora de acordar? Sem contar que esse hábito de ficar dormindo e acordando pode desencadear mal humor, irritação e desânimo durante o dia. O ideal é que ao tocar o despertador, você “pule da cama” e atraia toda energia possível para si. A maneira como você acorda define o restante do seu dia, então capriche!

Alguns minutinhos de sol pela manhã

Acorde 2 a 3 horas mais cedo que o habitual e pegue sol ao ar livre pela manhã. Isso fará com que o seu corpo entenda que é hora de acordar, da mesma forma que o nosso corpo é programado para entender que a noite é a hora de dormir.

O ser humano está programado para se sentir revigorado na presença de uma iluminação clara, particularmente na luz natural, portanto, abra as cortinas e deixe a luz do sol invadir o quarto assim que você sair da cama. Uma boa dica também é já dormir com cortinas do quarto meio abertas. Quem não tem acesso à luz natural ou acorda antes do nascer do sol pode acender as luzes de casa, ou acrescentar uma caminhada rápida ao redor do quarteirão na rotina matinal.

Tome um bom café da manhã assim que sair da cama

Assim que sair da cama, faça algo para estimular o organismo; tomar uma xícara de café ou chá (o cheirinho de café com certeza já o animará), um copo de água gelada ou um bom banho são algumas das opções. Seja o que for, é importante incentivar que um ou mais sentidos acordem; quando o corpo e mente são estimulados, você despertará automaticamente.

Um bom café da manhã te dará também energia para superar os desafios que vão surgindo no decorrer do dia. Portanto, invista em um café da manhã saudável e bem completo, o corpo precisa de vitaminas e nutrientes para ter a disposição que você precisa.

Porém, limite o consumo de cafeína para o começo do dia e evite ingerir bebidas que contenham a substância depois das 14h. Por ser um estimulante, a substância pode intensificar o estado de alerta e até mesmo provocar ansiedade, resultando facilmente nos problemas de insônia.

Tenha dias bem planejados

Planejar a sua rotina é essencial para evitar contratempos, potencializar a produtividade e evitar estresse. Tirar umas horinhas no domingo para planejar a semana é uma ótima ideia e os benefícios poderão ser sentidos logo que você der início aos seus hábitos de planejar. Isso te permitirá ter dias mais organizados, priorizar o que é mais importante e deitar na sua cama a noite sem aquelas preocupações que causam insônia e comprometem o seu despertar.

Estilo de vida saudável

Isso inclui alimentação e exercícios físicos. Consuma alimentos saudáveis e que te propiciem os nutrientes que você precisa. Almoce e jante na mesma hora todos os dias e evite refeições pesadas e próximas ao horário de dormir. Uma boa alimentação tem total influência na sua disposição, humor, qualidade do sono e é claro, na saúde como um todo.

Praticar exercícios é uma necessidade! Precisamos nos exercitar para melhorar a nossa saúde, diminuir os riscos de doenças, fortalecer os músculos, ter mais energia, liberar o estresse e produzir serotonina para garantir o bom humor. Porém, pratique exercícios pela manhã. Muitos médicos acreditam que realizar atividades cardiovasculares durante o dia pode auxiliá-lo a dormir mais cedo e naturalmente acordar melhor. Em contrapartida, evite atividades físicas tarde da noite. Os exercícios à noite aumentam a temperatura central do corpo e atrapalham os indivíduos que desejam dormir mais cedo.

Bom, essas foram as nossas dicas para que você consiga dormir bem e acordar mais cedo para ter dias cheios de energia. Esperamos que tenham gostado, e se quiser saber mais sobre os benefícios de estabelecer uma boa rotina para o seu sono, clica aqui!

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados