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As exigências do mundo corporativo moderno vêm tirando o sono de muitos executivos. Cobranças intensas, sobrecarga de trabalho, acúmulo gradativo de funções (uma característica da era pós-industrial) e o acirramento da competitividade em todos os setores produtivos fazem com que a jornada de um profissional seja ampliada para mais de 12 horas por dia, gerando muita fadiga, estresse, ansiedade e, em muitos casos, depressão.

Mas, e o sono? Será que sobra tempo para um repouso de qualidade, já que na maioria das vezes as horas que deveriam ser de descanso são preenchidas com ocupações e preocupações relacionadas ao trabalho? As pressões da vida moderna têm feito com que as pessoas durmam cada vez menos.

De acordo com a consultora do sono Renata Federighi, a redução do tempo ou a privação de sono produzem efeitos danosos ao organismo, incluindo prejuízos cognitivos, mau humor, aumento de irritabilidade e da liberação dos hormônios cortisol e ACTH, gerando ainda mais estresse.

— Dormir pouco também aumenta o risco de doenças porque o sistema imunológico precisa de descanso para responder às ameaças com eficiência. Doenças como obesidade, colesterol alto e hipertensão podem ser desencadeadas pela falta de sono a longo prazo — complementa.

Um sono reparador pode ser a fórmula para garantir o bom desempenho no trabalho, disposição e, principalmente, manter a saúde em dia. A especialista recomenda dicas essenciais para serem utilizadas no dia a dia:

Programe seu dia
Trate o trabalho e o lazer com a mesma importância. Programe bem o seu dia para que todas as atividades sejam realizadas dentro de um período justo, reservando tempo para o lazer e para o descanso.

Não leve problemas do dia a dia para casa
Pode parecer clichê, mas levar problemas do trabalho para casa só aumenta a preocupação, a ansiedade e a fantasia por resultados que, talvez, nem ocorram. Procure deixar as dificuldades longe do lar e da família. Isso ajuda a relaxar e a ter noites de sono mais reparadoras.

Diminua a carga de trabalho
O excesso de atividades causa fadiga no corpo e na mente. Priorize as atividades que realmente são mais importantes. Com isso, se trabalha menos produzindo mais.

Dormir é fundamental
Um sono reparador mantém a saúde em dia, melhora a disposição e o desempenho das atividades intrínsecas para qualquer executivo. Descanse, pelo menos, sete a oito horas por noite. Isso contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e para os processos de memória.

Dormindo fora de casa
Em viagens a trabalho, sempre procure se hospedar em hotéis com quartos confortáveis. Uma boa dica é levar junto à bagagem o travesseiro pessoal, que já está adaptado ao seu biótipo e postura aos dormir.

Atenção à postura
Pessoas que dormem com a postura ou com um travesseiro errados acabam comprometendo a qualidade do sono e, consequentemente, poderão apresentar sinais de cansaço, agitação e alteração no humor no dia seguinte. A postura mais indicada pelos especialistas é a de lado. Utilize um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço.

Ambientes com pouca luz e barulho
Para uma noite de sono plena é necessário que o ambiente esteja escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, pois quando se dorme na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.

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