X
Se você é lojista
Entre em contato com os nossos canais de venda
0800 14 5737
Se você é consumidor final
Entre em contato com nosso SAC para indicações
0800 707 3703
*Compras efetuadas em sites de terceiros
não são de nossa responsabilidade
Entenda como o sono pode melhorar a imunidade

Com a disseminação do novo coronavírus, uma das questões que não sai da cabeça das pessoas, é de como manter uma imunidade boa para que, em caso de contaminação, a doença não cause agravantes. Hábitos saudáveis e boas noites de sono são essenciais quando o assunto é qualidade de vida, pois influenciam diretamente no sistema imunológico.

É durante o sono noturno que nosso corpo produz vários hormônios importantes para o organismo, regenera as células de defesa e fortalece o sistema imunológico. Não dormir a quantidade de horas necessária para a sua idade ou não ter um sono de qualidade afeta tanto a saúde do nosso corpo quanto da mente.

Além disso, segundo especialistas do sono, uma sequência de noites mal dormidas é um dos principais vilões do sistema de defesa do organismo. Quando se dorme bem, nosso corpo acorda revigorado e pronto para o dia que está por vir. Já quando não dormirmos bem, o cansaço persiste e o estresse pode ser intenso no dia seguinte, afetando ainda mais o sistema imunológico.

Em tempos conturbados como o que estamos vivendo, manter uma boa qualidade de vida é de extrema importância para se proteger de doenças e, principalmente, do Covid-19. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para o momento. Confira!

 

Crie uma nova rotina

Sabemos que não é fácil mudar de rotina. Entretanto, para se adequar à situação que estamos vivendo, é importante estabelecer novos hábitos. Trabalhar em casa, restringir as saídas, cuidar dos filhos, da casa e de outros deveres pode ser difícil no começo. Entretanto, a partir do momento que você conseguir criar uma rotina agradável, tudo ficará mais leve.

 

Tenha boas noites de sono

Como já dito anteriormente, ter boas noites de sono é essencial para o equilíbrio do organismo e o fortalecimento do sistema imunológico. E para conseguir ter um descanso saudável, é muito importante que tanto a cama quanto os travesseiros sejam confortáveis e ideais para o seu tipo físico e gosto pessoal

Ao dormir, dê preferência à postura lateral, a mais recomendada pelos ortopedistas, e faça o uso de dois travesseiros, sendo um para cabeça e outro entre os joelhos, que deverão estar semiflexionados.

O travesseiro ideal deve ter altura suficiente para preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, mantendo o pescoço alinhando com a coluna cervical. Ao usar o travesseiro correto, seu corpo consegue alcançar o conforto desejado, evitando os pequenos despertares, cansaço no dia seguinte e aumento do estresse.

 

Mantenha hábitos saudáveis

Se você já tem hábitos saudáveis, continue assim. Entretanto, para quem não tem o costume de comer alimentos naturais, ricos em vitaminas e que beneficiam o sistema imunológico, essa é a hora de mudar.

Normalmente uma alimentação balanceada garante os níveis exatos de vitamina D. Portanto devemos sempre manter esse hábito, ainda mais com a pandemia que estamos vivendo. Nesse sentido, evite alimentos industrializados, bebidas alcóolicas, uso de cigarros – os quais podem agravar ainda mais ou causar problemas respiratórios – e frituras. Opte por comidas leves e nutritivas, que tragam mais vitaminas para o seu corpo e, consequentemente, ajude a prevenir doenças.

 

Pratique exercícios físicos em casa

Segundo estudo da Urho Kekkonen Institute for Health Promotion Research, da Finlândia, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada à qualidade do sono e, consequentemente, da qualidade de vida. Quem pratica esportes melhora seu humor, reduz o estresse e depressão, ajuda a manter o peso adequado, melhora os hábitos de sono e aumenta a autoconfiança.

Durante a quarentena, ficar em casa pode fazer com que as atividades físicas diminuam, uma vez que as idas às academias não fazem mais parte da rotina. Entretanto, não devemos parar com as atividades. Uma dica é assistir os diversos vídeos de exercícios que estão disponíveis na internet para manter esse hábito saudável.

 

Tome sol

A vitamina D é importante para o corpo e se expor ao sol é uma boa maneira de obter esse nutriente. Estudos mostram que pessoas com deficiência de vitamina D são mais propensas a ter falhas no sistema imunológico. Por isso, na impossibilidade de sair de casa, aproveite as varandas, sacadas ou janelas para se expor ao sol. Apenas 20 minutos por dia com os braços expostos aos raios, sem protetor solar, já traz os benefícios da vitamina.

 

Lembre-se, hábitos saudáveis e boas noites de sono devem estar presentes em todos os momentos da vida. Siga nossas dicas e melhore sua imunidade!

Leia também nosso conteúdo sobre sono REM e ciclo do sono e entenda mais sobre o assunto!

 

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados