Lojista
Entre em contato com nossos
canais de vendas:
0800 14 5737
Se preferir:
Orçamento online
X
Consumidor Final
Entre em contato com nosso
SAC para indicações de lojas:
0800 707 3703
Ou acesse:
Lojas Virtuais*
*Sites de terceiros não são de nossa responsabilidade
Insônia: 5 dicas para melhorar suas noites de sono

Qualidade de vida está diretamente ligada à saúde do sono, sabia? De acordo com a Associação Brasileira do Sono, a cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia – distúrbio caracterizado pela dificuldade de começar a dormir ou manter-se no sono.

As principais causas desse distúrbio do sono são provenientes de problemas psicofisiológicos, como estresse, tensão e preocupação. Porém, a questão fisiológica também pode interferir, como as dores e problemas respiratórios, por exemplo. Mas é preciso ficar atento! Sono ruim, durante um longo período de tempo, pode prejudicar a nossa saúde física e mental.

Dormir bem é fundamental para o nosso desenvolvimento. Quem tem um sono saudável é muito mais feliz, saudável, produtivo e, consequentemente, tem um dia melhor. É durante o sono que produzimos uma série de hormônios importantes para o metabolismo do nosso organismo, consolidamos todo o aprendizado na memória, regeneramos as células e fortalecemos o nosso sistema imunológico. Mas como conseguir dormir bem e ter um sono de qualidade?

 

Veja a seguir 5 dicas que podem te ajudar a ter uma boa noite de sono e evitar a insônia:

 

1) Faça atividades físicas

Um estudo da Urho Kekkonen Institute for Health Promotion Research, da Finlândia, mostrou que a prática de exercícios físicos é uma grande aliada à qualidade do sono. Quem pratica esportes apresenta maior sensação de bem-estar, mais disposição e menos distúrbios de sono, o que leva a uma boa noite de descanso.

Então, pratique esportes! Mas lembre-se que a prática de exercícios perto da hora de dormir pode acelerar o metabolismo e não é isso que queremos! Opte pelo período da manhã ou, se exercite pelo menos, até 3 horas ante de se deitar.

 

2) Evite usar celular e aparelhos eletrônicos antes de dormir

Deitar na cama, pegar o celular e dar uma olhada nas redes sociais pode ser costume de muitas pessoas. Mas você sabia que a luminosidade dos aparelhos eletrônicos interfere na produção da melatonina. Sabe o que isso significa? Pois bem, a melatonina é responsável por alertar nosso corpo que está na hora de dormir.

Uma das suas funções básicas é a indução ao sono e a regulação do metabolismo ao longo do dia. Então nada de dar uma espiadinha no celular, ok? Isso pode afetar a qualidade do seu sono.

 

3) Coma alimentos leves a noite

Ingerir alimentos saudáveis no jantar é uma ótima opção para evitar a insônia e conseguir relaxar. O ideal é que optar por coisas saudáveis e leves. Cafés, chocolates, refrigerantes, massas e produtos energéticos podem tirar o sono, pois exigem muito do organismo para digerí-los.

Mantenha uma alimentação balanceada, escolha produtos de qualidade para dormir bem e alimenta-se em até 2 horas antes de ir pra cama!

 

4) Use o travesseiro ideal

O travesseiro é muito importante para o conforto do sono, por isso deve-se escolher aquele que melhor se adapta a você, levando em consideração a posição em que dorme e seu tipo físico, além, claro, do seu gosto pessoal.

Ao dormir, dê preferência à postura lateral, a mais recomendada pelos ortopedistas, e faça o uso de dois travesseiros, sendo um para cabeça e outro entre os joelhos, que deverão estar semiflexionados.

O travesseiro ideal deve ter altura suficiente para preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, mantendo o pescoço alinhando com a coluna cervical. Se ao experimentar o travesseiro, seu pescoço estiver voltado para cima ou para baixo, escolha outro modelo.

Ao usar o travesseiro correto, seu corpo consegue alcançar o conforto desejado, evitando os pequenos despertares, que tanto atrapalham o sono. Além disso, utilizar dois travesseiros para dormir pode melhorar ainda mais as noites de sono. Experimente dormir com um de apoio para a cabeça e outro para o corpo.

A Duoflex tem travesseiros específicos para cada necessidade. São diversos modelos voltados para os mais diversos biotipos e posições durante o sono. Escolha o que melhor se adapta a você e tenha uma ótima noite de sono!

 

5) Estabeleça uma rotina de sono de acordo com a sua idade

Dormir em horários diferentes todos os dias e trocar o dia pela noite não são hábitos adequados. É importante estabelecer uma rotina para o sono, para que seu corpo entenda naturalmente qual é hora de dormir e de acordar!

Apesar de não ser uma regra, a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) criou uma tabela com as horas necessárias para se ter um bom sono, de acordo com cada faixa etária. Mas não se esqueça: mais importante do que a quantidade de horas dormidas, é a qualidade do sono. O ideal é acordar com a sensação de que realmente descansou.

Então, procure seguir todas as dicas anteriores e se deitar para dormir em um bom horário, respeitando a quantidade de horas que você deve descansar, de acordo com a tabela abaixo:

Recém-nascido (0 – 3 meses): 14 a 17 horas por dia
Bebê (4 – 11 meses): 12 a 15 horas por dia
Primeira infância (1 – 2 anos): 11 a 14 horas por dia
Idade pré-escolar (3 – 5 anos): 10 a 13 horas por dia
Idade escolar (6 – 13 anos): 9 a 11 horas por dia
Adolescentes (14 – 17 anos): 8 a 10 horas por dia
Jovem adulto (18 – 25 anos): 7 a 9 horas por dia
Adulto (26 – 64 anos): 7 a 9 horas por dia
Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia

Esperamos que você tenha um bom sono com as nossas dicas! Confira também 6 benefícios de ter uma boa rotina de sono!

Compartilhe
© Duoflex 2018 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade